O que são fundos de investimentos ?

Os fundos de investimentos são um dos tipos de investimentos muito procurado pelos investidores em alternativa a poupança. O fundo de investimento é um meio de reunir o dinheiro de muitas pessoas com objetivo de contratar um gestor para cuidar do dinheiro vinculado a algum índice ou taxa no mercado. O objetivo de se tornar um cotista é sempre resgatar o lucro de sua aplicação no mercado financeiro indexado a alguma taxa de juros a qual será rentabilizada em determinado período.

Os fundos de investimentos são equiparados a um condomínio que pode ajudar e muito as pessoas a compreender sua estrutura. Cada pessoa que adquire um fundo é como adquirir uma cota(apartamento) e paga a um síndico ou administrador para controlar as tarefas internas como: limpeza, jardinagem,portaria e manutenção em geral.

No caso de um fundo de investimento é possível investir em vários produtos financeiros com diferentes graus de rentabilidade e riscos sem precisar de grandes valores, diversificando mais suas alternativas de rentabilidade ao mesmo tempo que terceiriza o trabalho de gestão para um profissional.

O fundo contratado ele cria uma intermediação entre os cotistas(investidores) os ativos(investimentos mobiliários) e permite aquisição de cotas do fundo, onde o fundo irá compras as cotas que são formadas pelo número total de investidores para ser administrada.
A escolha de um fundo de investimento depende de seu perfil que pode variar entre conservador, moderado e agressivo, considerando o risco do nível mais baixo ao de maior risco com maiores chances de exposição a perdas e ganhos, mas também com retorno de taxas mais robustas.

Tipos de fundos :
Existem vários tipo de fundos disponíveis a serem adquiridos com várias classificações e nomenclaturas diferentes que podem atender a todos os tipos de diferentes de investidores através de seu perfil de investidor.
Vale lembrar que todo fundo escolhido voce está transferindo para terceiros a responsabilidade na tomada de decisões com seu dinheiro proporcional a quantidade de cotas adquiridas. Existe uma forma em que as pessoas realizam a escolha de um fundo através da rentabilidade desse e hoje sabemos que rentabilidade passada não são garantias de rentabilidades futuras. O que precisa ser revisado
é qual a estratégia o gestor do fundo tem adotado com o dinheiro.

Fundos FI e FIC ou FICFI:
Os grandes fundos de investimentos são divididos em FI e fundo FIC. Os fundos com as nomenclaturas FI são considerados os tipos de fundos que investem o dinheiro aplicado formado pelos cotistas em títulos públicos, títulos privados, ações ou qualquer outro ativo. Toda aplicação e resgate de um valor pelo cotista implica ao gestor estar sempre comprando e vendendo ativos conforme a necessidade.
Os fundos FIC ou FICFI (Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento) são os tipos de fundos que não fazem investimentos diretos, ou seja,os gestores desse tipo de fundo se limitam a investir em fundos da mesma instituição financeira, podendo estender os valores aplicados a fundos de outras instituições. São chamado fundos de fundos e estão presentes na maioria dos bancos.

Confira nosso artigo sobre como escolher melhor seu fundo de investimento e como determinar seu perfil de investidor no mercado de ações

Como escolher os fundos de investimento

Veja mais conteúdos em nosso canal:
Estratégia para controlar risco na bolsa de valores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *